Nesta disciplina os alunos do curso Técnico em Aquicultura aprenderão a identificar e operar os principais equipamentos eletrônicos (computadores) bem como, utilizar as principais ferramentas (softwares) para edição de textos, planilhas eletrônicas e apresentação de diapositivos.

Esta disciplina tem como objetivo prover aos futuros técnicos em aquicultura os conhecimentos necessários sobre a legislação aplicável a atividade aquícola.

Esta disciplina tem por objetivo proporcionar aos ingressos do curso técnico em aquicultura, conhecimentos gerais sobre o setor pesqueiro e aquícola à nível mundial e local, sob as perspectivas históricas, seus processos evolutivos, tecnológicos e suas características regionais e setoriais. 

Dentre os diversos temas que serão abordados nesta disciplina estão: a origem e evolução da atividade de captura e cultivo de organismos aquáticos, desde as formas mais antigas com artefatos primitivos e nenhuma tecnologia, até as formas mais recentes com petrechos e equipamentos modernos; com o emprego de tecnologias avançadas; e equipamentos eletrônicos. O que são e quais são os tipos de cultivos que existem e operam nas mais diversas atividades aquícolas. Também serão identificados e classificados os diversos componentes da cadeia produtiva pesqueira. 

Desta forma, ao termino da disciplina o egresso terá uma ampla noção da atividade aquícola, desde a sua origem até os dias atuais, com conhecimento sobre as etapas desde o processo de cultivo, passando pelos diversos segmentos da cadeia produtiva até consumidor ou disposição final do produto oriundo desta atividade. 

A disciplina de Operação de Embarcações tem por objetivo proporcionar aos alunos do curso Técnico em Pesca em Aquicultura, conhecimentos sobre a estrutura e a manobra de embarcações com enfoque na navegações interior.